QUEM SOU EU?
Para a criança começar a entender como são as outras pessoas, é preciso que primeiro ela conheça a si mesma. Uma forma de fazer isso é pedir que seu filho desenhe autorretratos. Vale pegar uma foto dele e pedir para ele copiar. Depois, inclua o restante da família e amigos e vá observando com ele as diferenças físicas. Outra ideia é, no parquinho, observar as habilidades de cada um. Mas é para ser uma brincadeira. O Colégio Humboldt (SP) fez essa atividade e nessa segunda etapa surgiram vários “dons”, como subir em árvore, amarrar o tênis, lidar melhor com certos medos.
IDENTIFICAÇÃO COM UM PERSONAGEM
A literatura infantil é um mundo riquíssimo para a criança aprender a lidar com as diferenças. Fuja dos livros politicamente corretos – em que as mensagens são diretas e tratam a criança feito um robô – e mergulhe em diversas boas opções que temos por aqui. No Colégio Albert Sabin, a professora Dionéia Menin, da educação infantil, viu a classe se transformar a partir de um elefante. Não um qualquer, claro. Era Elmer, um elefante xadrez do livro de mesmo nome do autor inglês David Mckee. Na história, a manada estranhava porque ele era colorido enquanto todos eram cinza. Eles não apenas ouviram a história, como desenharam seus elefantes com cores e texturas que quisessem com a ideia de que não teria um “mais certo do que outro”. E, juntos, costuraram uma almofada que seria o Elmer que puderam levar para casa. “Foi, acima de tudo, divertido para eles e esse é o melhor jeito de ir sensibilizando as crianças nessa idade.”
PERCEBER O OUTRO
Até os 3 anos, a criança não percebe a outra como um ser que pensa e sente. Vale aproveitar as situações simples para começar a noção de coletividade. Não basta dizer para ela esperar a vez para falar. “Ela precisa entender que, em casa ou na escola, se todo mundo falar junto ninguém vai se ouvir”, afirma a coordenadora da educação infantil do Colégio Móbile (SP), Maria de Remédios Ferreira Cardoso.
“Na convivência é que ele poderá se colocar no lugar do outro. E só dessa forma a criança entende a importância da tolerância e do respeito”
Para a criança começar a entender como são as outras pessoas, é preciso que primeiro ela conheça a si mesma. Uma forma de fazer isso é pedir que seu filho desenhe autorretratos. Vale pegar uma foto dele e pedir para ele copiar. Depois, inclua o restante da família e amigos e vá observando com ele as diferenças físicas. Outra ideia é, no parquinho, observar as habilidades de cada um. Mas é para ser uma brincadeira. O Colégio Humboldt (SP) fez essa atividade e nessa segunda etapa surgiram vários “dons”, como subir em árvore, amarrar o tênis, lidar melhor com certos medos.
IDENTIFICAÇÃO COM UM PERSONAGEM
A literatura infantil é um mundo riquíssimo para a criança aprender a lidar com as diferenças. Fuja dos livros politicamente corretos – em que as mensagens são diretas e tratam a criança feito um robô – e mergulhe em diversas boas opções que temos por aqui. No Colégio Albert Sabin, a professora Dionéia Menin, da educação infantil, viu a classe se transformar a partir de um elefante. Não um qualquer, claro. Era Elmer, um elefante xadrez do livro de mesmo nome do autor inglês David Mckee. Na história, a manada estranhava porque ele era colorido enquanto todos eram cinza. Eles não apenas ouviram a história, como desenharam seus elefantes com cores e texturas que quisessem com a ideia de que não teria um “mais certo do que outro”. E, juntos, costuraram uma almofada que seria o Elmer que puderam levar para casa. “Foi, acima de tudo, divertido para eles e esse é o melhor jeito de ir sensibilizando as crianças nessa idade.”
PERCEBER O OUTRO
Até os 3 anos, a criança não percebe a outra como um ser que pensa e sente. Vale aproveitar as situações simples para começar a noção de coletividade. Não basta dizer para ela esperar a vez para falar. “Ela precisa entender que, em casa ou na escola, se todo mundo falar junto ninguém vai se ouvir”, afirma a coordenadora da educação infantil do Colégio Móbile (SP), Maria de Remédios Ferreira Cardoso.
“Na convivência é que ele poderá se colocar no lugar do outro. E só dessa forma a criança entende a importância da tolerância e do respeito”
https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2013/11/10-situacoes-para-falar-de-diversidade-e-respeito-com-criancas.html
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