domingo, 28 de outubro de 2018

O brincar na diversidade

 Brincar é mais do que um simples momento de diversão, é uma filosofia de vida. É o momento de deixar de lado as diferenças e formalidades, exercitar a criatividade e deixar as coisas fluírem. Não é a toa, que o direito à liberdade de brincar e divertir-se estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, que, além da liberdade, também ressalta a importância do respeito e dignidade no processo de desenvolvimento de cada pessoa.

É a maneira lúdica de relacionar-se com o mundo e com os outros que permite às pessoas aprender e ensinar as diversas formas de enxergar o mundo. O brincar não tem idade, não tem fronteiras e nem espaço para preconceito e discriminação. Os brinquedos e as brincadeiras devem ser universais, inclusivos e sempre permitir a participação de quem quiser brincar ou quiser ajudar na brincadeira.

Não existe receita para que uma brincadeira seja inclusiva, para que se enquadre em todas as situações. No entanto, algumas premissas são básicas para garantir a diversão de todos. As principais são:
  • Respeitar o tempo de cada um
; • Respeitar o conhecimento de cada pessoa;
  • Combinar com os participantes a melhor forma de tornar a brincadeira inclusiva;
  • E, por fim, tentar proporcionar a mesma oportunidade de experiência para todos os participantes.

      Lidar com pessoas com deficiência, crianças ou adultas, ainda representa um enorme desafio para grande parte das pessoas. Isso ocorre por motivos como: o receio de não saberem como agir, o desconhecimento de como tornar as atividades acessíveis, ou ainda pela falta de vontade de buscar soluções que trarão benefícios para todos.


Um comentário:


  1. Os brinquedos e as brincadeiras são ferramentas motivacionais que deixam o ambiente mais prazeroso para a aprendizagem, além de estimular a inclusão, a participação e a diversão. Por meio das atividades lúdicas, os educados têm a possibilidade de inventar novas formas de conceber a realidade social em que vivem, haja vista que elas servem de base para o exercício da descoberta, da construção de novos conhecimentos e assegurar os valores morais, e étnicos de uma sociedade. Sendo que os mesmos deixam o ambiente mais prazeroso para a aprendizagem, além de estimular a inclusão, a participação e a diversão.

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